Ideias para aperitivo ou “amuse-bouche, como os franceses gostam de lhe chamar.

Este blog tem testemunhado as varias fases do meu processo de adaptação a França. Desde o inicio que me apaixonei pela lingua, literatura, musica… e mentiria se não dissesse que o savoir-faire e o savoir-vivre se incorporaram na pessoa que hoje vos escreve.

Neste pais – ou porventure região -, percebi que espaço é um luxo e a possibilidade de receber amigos em casa, senta-los todos à mesa e oferecer jantares como nos é habito em Portugal, é fisica e financeiramente inacessivel para a maior parte de nos. Os jantares são muitas vezes substituidos por “apperos” em fins-de-tarde e os excessos de comida são percepcionados como desperdicios. Ha uns dias convidamos uns amigos para um aperitivo em casa. Diverti-me a juntar os sabores tradicionais que fazem parte dos nossos “petiscos” com a apresentação que os franceses gostam, leia-se pequenas doses, servidas individualmente – os “amuse-bouche” como os franceses gostam de lhes chamar. Partilho algumas ideais muito simples e faceis de fazer:

Salada de Polvo em copos de iogurte,

Coloco o polvo apos congelação (ainda congelado) dentro de um tacho, juntamente com uma cebola com casca. A dimensão da cebola devera ser proporcional ao polvo. Coloco em lume brando com tampa. Não adiciono mais nada. Nem mesmo agua. O polvo estara cozido quando a cebola também estiver. Normalmente demora 30 a 40 min, dependendo do tamanho do polvo.

Numa taça, junto varios ingredientes cortados em pequenos pedaços: 1 cebola, 1 ramo de coentros, 1 frasco de pickles coloridos (couve-flor, cenoura, pepinos, etc…). O polvo é de seguida cortado em varios pedaços e junta-se ao preparado anterior. Adiciono sal, pimenta, azeite e vinagre a gosto.

Para finalizar distribui a salada de polvo em pequenas porçoes reciclando copos de iogurte. O resultado fica bonito e permite fazer render um polvo de 1Kg.

 

 

“verrine” de guacamole e gambas

Preparo o guacamole com pera abacate (2), 2 colheres de natas, 1 piri-piri coratdo em bocadinhos e sumo de limão. Tudo muito bem esmagado. Coloca-se este preparado num fundo de um pequeno copo transparente – eu uso estas chavenas de café em vidro. Entre o guacamole e o tomate cherri cortado em quatro, coloco pedaços de gambas cozidas. Decoro com uma gamba no final e folhas de coentros.

 

 

Colher de paté de atum com pepino

Estas colheres são muito frequentes para os aperitivos aqui em França. Basicamente prepara-se o atum com cebola picada, maionese, salsa e tempero de sal e pimenta a gosto. O pepino coloca-se em rodela cortada ao meio para tornar mais facil a degustação. No centro coloquei pepino com sal, mas também é comum – e bom – colocar cenoura.

Espero que vos tenha dado ideias para receberem os amigos de forma simples, saborosa e bonita.

Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s