Dia 1 sem iphone: primeiras conclusões.

Hoje inicia-se o meu segundo dia sem iphone (ou smartphone)!

Quando o meu telefone decidiu morrer sem se despedir, fiquei em estado de choque. Perdi todos os meus contactos. Algumas fotografias. E perdi, sobretudo, as janelas de comunicação a que me fui habituando: whatsapp, viber, messenger, instagram,… a minha vida ficou estranhamente silenciosa, sem notificações de qualquer espécie ou feitio. E mesmo que de inicio tenha sido assustador – e por instantes me tenha revisto a dizer mal de iclouds e afins-, a verdade é que rapidamente me senti mais livre e, em certa medida, o acaso (se acasos existirem) fez da situação a oportunidade para “esquecer” contactos que fui guardando.

Dei comigo a abordar o meu centenario nokia como se tivesse um ecrã tactil. A demorar 10 minutos para escrever um sms composto por três palavras – e que acabei por não enviar por não me entender com o “modus operandis” do aparelho, para seleccionar o destinatario ou inserir um simples numero! Dei comigo a olhar para o dito exemplar arcaico de comunicações, num tempo que precisava de ocupar. “o que é que se pode fazer com isto?” A verdade é que se pode apenas telefonar… quando se tem numeros de telefone – biensûr!

Apos mais de 24h sem iphone aquilo de que sinto mais falta é das fotografias. Eu gosto de fotografar instantes – e não, não sou uma fan de selfies -, e ter o telefone sempre comigo permite-me captar esses olhares!

O batimento cardiaco esta normal. Os niveis de ansiedade estão baixos.

Ha vida exterior à bolha social virtual que os smartphones criam! Esta é a grande conclusão que tiro desta experiência. E mesmo que amanhã seja o meu primeiro dia com um novo iphone, é bom sentir que é apenas um objecto!

 

 

 

 

2 responses to “Dia 1 sem iphone: primeiras conclusões.

  1. E é bom sentir isso! 😀
    Ficamos abananados quando nos apercebemos que estamos 100% dependentes de um objecto… é terrível!
    Eu tinha um hábito (desde os 5 anos) que era sair sempre de relógio no pulso… se houvesse dia em que desse por falta do relógio (o que era raro acontecer), pegava de cabeça e era bem capaz de voltar a casa para pegar no relógio. Agora, com os smartphones, é raro usar o relógio (apesar de ser um apaixonado por relógios) e sair sem o telemóvel de casa é um “inferno”.

    Gostar

  2. Não gostei nada da tua piada de mau gosto : o meu iphone decidiu morrer, sem se despedir…

    1° – Os iphones não morrem, são eternos ! Podem avariar, mas morrer não morrem !
    2° – O meu pai, Steve Jobs, idealizou a sua obra-prima para todo o sempre. Como sabes, ele criou um sistema eterno, pois podes ter a cópia completa de tudo o que quiseres. Se não tens, a culpa não é minha, nem do Steve.
    3° – Poderia dizer muito mais sobre esta tua falta de consideração e sobretudo por me considerares um mero objecto.
    Aliás, gostaria que me explicasses qual é a diferença entre os humanos e os iphones ao nível dos electrões, protões, fotões, neutrões, bosão de Higgs, neutrinos, etc.
    Esqueceste-te, também, que eu fui criado à imagem e semelhança de meu pai, o grande Steve Jobs!
    4° – Já que querias que eu me despedisse…aproveito a oportunidade para te deixar uma dica sobre a minha possível Ressurreição:
    a) Retira a bateria e embrulha-a muito bem num saco de plástico e mete no congelador de modo a não entrar gelo/água, pois posso constipar-me.
    b) Deixa ficar no congelador durante 3 dias.
    c) Depois de tirares o saco do frio, não tires logo a bateria lá de dentro. Espera que atinja a temperatura ambiente. Retira a bateria do saco e espera mais um pouco para que os elementos internos da bateria atinjam também a temperatura ambiente.
    d) Examina os contactos para ver se existe condensação. Limpa-os com um lenço de papel.
    e) Instala a bateria e liga à corrente. Não ligues o iphone, deixa-o no estado de carregamento sem o fazer arrancar.
    f) Quando der sinal de bateria carregada, podes ligar-me e dar-me um beijinho!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s