Napoleão não foi capaz de conquistar Portugal.

Hoje é um dia especial aqui por terras napoleónicas. Na verdade faz 200 anos que o Imperador Napoleão desembarcou em Golfe Juan (a minha pequena vila à beira-mar plantada) para reconquistar a França.

Os franceses têm um orgulho incomensurável no seu Imperador. Revêem-se na sua audácia e conquista de território. Fiquei curiosa ao ver um mapa do Império de França dessa época. Ora vejam:

Achei interessante o facto de Napoleão não ter conseguido conquistar Portugal. Devo ter aprendido isto em algum momento na escola. Mas a verdade é que não me recordo de nada e por isso decidi investigar um bocadinho o que se terá passado.

Portugal era uma das prioridades para Napoleão. Para o Imperador a situação geográfica de Portugal era crucial para controlar os mercados do mediterrâneo e as rotas atlânticas. Por outro lado Portugal tinha uma forte relação comercial com a Inglaterra – rival de França e que Napoleão queria, também, dominar. Napoleão uniu-se, por isso, aos espanhóis e com eles elaboraram um plano para invadir Portugal.

É curioso ver a lista de reinvidicações que Napoleão faz ao reinado de Portugal em 1807:

– Participação de Portugal ao “blocus continental” que a França decretou contra a Inglaterra.

– Interdição da navegação dos britânicos no seu território.

– Que Portugal declare guerra aos ingleses.

– Que Portugal confisque os bens dos ingleses em território português.

– Tornar prisioneiros todos os ingleses no território português.

É giro, nos tempos de hoje, pensar que França estava a usar Portugal para fazer frente ao seu mais temido inimigo :). A História não se ficou por aqui. Napoleão não esperou a resposta dos portugueses. Na verdade assinou um tratado com Espanha para, juntamente com estes, invadir Portugal a fim de o dividir em três reinos: as invasões francesas. Napoleão mobilizou 300 000 soldados.

A monarquia portuguesa, juntamente com outros nobres do país (15 000 pessoas) fugiram para o Brasil e instituiram nessa colónia a capital do Império Português. Napoleão, incapaz de tornar prisioneiro o rei português não conseguiu dominar Portugal e desse modo conquistar toda a Península Ibérica. Nos escritos Napoleão assume esta como a sua grande falha estratégica na conquista da Europa.

5 responses to “Napoleão não foi capaz de conquistar Portugal.

  1. Portugal não é conquistável.
    Podem entrar (os conquistadores), mas a prazo, sem perceberem como, estamos a dar-lhes cabo do canastro !!!!
    Os ingleses jamais aceitarão que alguém (Continental) lhes feche a porta a Sul, no médio Atlântico. Por isso sempre vieram ajudar-nos. Fá-lo-ão se for preciso, sempre.
    Não somos domesticáveis. Fazemo-nos amigos dos conquistadores e depois de adormecerem à sombra dos chaparros vamos para cima deles, salvo seja.
    Nem os Romanos cá se aguentaram.
    Basta ver a pouco conhecida história dos lusitanos e depois a dos Suevos e Visigodos que por cá se integraram.

    Gostar

    • 🙂 no início de Abril farei uma apresentação oral do meu trabalho a todos os investigadores que trabalham no meu instituto. Em França, mesmo em ambiente científico, o francês é rei e senhor. Mas neste congresso familiar vou começar com um mapa do império de França no período de Napoleão 🙂 – e dizer que por motivos históricos falarei em inglês ahahahah.

      Gostar

      • Se a maioria dos investigadores forem estrangeiros a PP ainda pode escapar, caso contrario a osmose do inglês fica impedida pela barreira dos gauleses que preferem a integraçao e/ou assimilaçao cultural. Espero que os seus amigos napoleonicos nao exerçam a fagocitose! ahahah

        Gostar

  2. Bem,
    Essa ideia de usar o inglês!? Parece-me um pouco excessiva. Seria preferível usar o português, nossa língua, nossa pátria.
    Estrategicamente, numa linha militar, digo-lhe que não vale a pena abrir as hostilidades por tão pouca jorna.
    Use o francês e pensarão que está aculturada, hihihi.
    A línguas estrangeiras são, para mim, apenas ferramentas para usar o poder deles para meu benefício, nada mais, como por exemplo publicar e ser citado.
    No dia em que tivermos editoras fortes, com mercado, pouco me importa com o inglês.
    Boa apresentação.

    Gostar

    • 🙂 no dia 19 farei apresentação nuna sala com 2500 lugares. Será em inglês e com muita adrenalina (leia-se pressão) em cima. O encontro ao nível do instituto – bem mais familiar – será um momento de partilha e bom humor :)!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s