O passeio de bicicleta e o dia de “cocooning” a fazer macarrons… (e assim vão sendo as nossas férias).

Ontem foi dia de andar de bicicleta. De andar muito de bicicleta. Quando se gosta de andar de bicicleta os percursos começam a parecer muito pequenos. Primeiro ir até à praia. Depois ir a Cannes. Mas parece que quando se começa a gostar já estamos no destino. Acontece comigo. Acontece com a Beatriz. Ontem arriscámos um programa mais ousado: ir de comboio até Nice e regressar a casa de bicicleta. Pouco menos de 30 Km sem desnível. O percurso além de seguro, é fácil, com a vantagem de ter (quase) sempre o mar como horizonte.

Chegámos à estação de Golfe Juan e havia a confusão. Um atentado à bomba em Cannes tinha suspenso a circulação de comboios durante quase 2h – estes franceses andam sempre com esta estória de terrorismo -. Tivemos sorte, a circulação tinha sido restabelecida – teríamos comboio daí a 10 minutos. Entrámos. Suspendemos as bicicletas nos locais específicos. – Beatriz fascinada com o sistema de transporte -. Sair do comboio não foi simples. Mas conseguimos. Chegámos a Nice – QUE CONFUSÃO – havia gente por todo o lado. Mais do que andar de bicicleta, fizemos circuito de obstáculos (leia-se pessoas) em bicicleta. Paragem na Place Massena para um banhinho de repuxos de água. Siga para a Promenade des Anglais. ” mamã já viste, o semáforo tem o símbolo de uma bicicleta” – Beatriz fascinada com os semáforos. Demorou algum tempo a perceber que a pista funcionava como a estrada para os carros – com dois sentidos. E lá fomos indo. Com uma luz linda de final de dia. Com banho de mar. Com piquenique para o lanche. Com muitas paragens para encher as garrafas de água. Com paragem para jantar. E, sobretudo, com muitas conversas. Foi uma versão da viagem de carro quando a levo à escola, mas com (muito) mais tempo. Falou-me de tantas coisas. Das (muitas) coisas que sabe sobre cães e gatos. Das aventuras com o Pierre, o Emodi e o Xaneco. Das estórias que ouviu sobre aquele que (quase) nunca foi o meu gato e da sua mãe, a maluca. Falou-me dos seus medos sobre a mudança para o quinto ano. Do quanto tem vontade de cheirar os novos livros. De como vai ser. Se é melhor dossier ou cadernos. O que vai deixar no cacifo. Falou-me de música. De katy Perry, da Lady Gaga,… Falou-me das amigas,… Ah e falou-me das tendências da moda para a próxima estação… Não sei quanto tempo demorámos. Sei que chegámos já perto da meia noite. Separámo-nos dos outros a alguns metros da nossa casa. Quando nos separámos eu disse alto: Conseguimos! E a Beatriz, na sua (muita) graça diz “Yes! We finished” Foi a gargalhada! E eu mãe babada com aquele sorriso de coração cheio pela filha que tenho. “mamã gosto desta sensação de termos conseguido – foi o meu record – e também gosto de me sentir cansada, significa que mesmo com dores fomos capazes!” Quase que me apeteceu dizer “Amen”, mas fiquei-me pelo “sim filha, é mesmo muito bom sentirmos que podemos lutar contra os nossos limites.” Ainda lhe expliquei que o exercício físico faz libertar algumas substâncias no cérebro que faz com que nos sintamos fortes. “Ai é mamã?” 🙂

Hoje foi dia de “cocooning”, uma expressão francesa que significa ficar em casa a pastelar. Depois dos crepes, hoje aventurámo-nos a fazer macarrons! E olhem que não ficou nada mal! “mamã já posso ir ao master chef fazer macarrons” :D!

image

Amanhã é dia de subir à montanha. Parc Alpha no Mercantour, para ver os lobos – e sair um bocadinho do litoral que está (sobre)lotado.

(o meu tornozelo está melhor, ainda é cedo para voltar a colocar os patins, mas já faltou mais! – tenho saudades…)

Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s