36 anos. O que gosto e não gosto…

Custou-me mais fazer 35 anos, do que agora os 36. E por estranho que possa parecer, este ano sinto-me mais jovem – ou deverei dizer melhor na minha pele? – do que no ano passado.

Sair da zona de conforto faz-nos ver a vida de outro modo. Oh se faz… E que banho de humildade, esse!

Agora gosto de casas pequenas – são cosy. Gosto de kitchnet – isso dos cheiros é treta! Não uso joias, nem mesmo relógio. Gosto de pulseiras de elásticos e de guizos e de brincos que não parelham. Gosto de all star e de sabrinas. E de chinelos de enfiar no pé. Gosto de vestidos, de cores e de calças rotas. Gosto de patins em linha. De sentir o vento na cara, mesmo que não saiba travar. Gosto de jantar na praia, de chegar a casa com o corpo ainda molhado do banho sob o luar. Gosto de andar de bicicleta, ou de fazer, da bicicleta, a decoração vintage da minha sala quase casa. Gosto de velas em copos de vidro de iogurte. Gosto de comer sushi com pauzinhos. Gosto de petiscos e aperitivos. Gosto de ver filmes que ninguém gosta. Os lentos. Os a preto-e-branco. Os que têm mais de 3 horas. Os que fazem cartaz nos bastidores dos Festivais. Gosto do que faço. Gosto muito do que faço. Mesmo que não o sinta como trabalho. Gosto que me chamem Paulinha porque me faz sentir menina. Não me lembro do tempo em que era doutora. E só por saudades aos alunos, me lembro de ter sido professora. Gosto de escrever. De escrever parvoíces e coisas sérias. Gosto de falar com pessoas sobre pessoas e ideias. Gosto de analisar, muito mais do que julgar. Gosto que gostem de mim. Gosto de mostrar que gosto, que preciso. Gosto de me sentir genuinamente feliz pelos sucessos dos que me são queridos. Gosto de ter tempo. Ou melhor. Gosto de ter poder sobre o meu tempo. Gosto de fazer coisas com a minha filha. Gosto muito. Gosto de sentir esta mão que me prende um braço e me obriga a escrever apenas com uma mão. Gosto de sentir esta cumplicidade de mutua propriedade. Que nos desfaz em mimos.

Não gosto de falar de dinheiro. Nem do preço das coisas. Nem de impostos. Nem da crise. Nem de desemprego. Não gosto de bimbys. Nem unhas de gel ou gelinho ou porcelana. Não gosto de tintas no cabelo, ou melhor, de passar horas no cabeleireiro.  Não gosto de conversar com pessoas que não sabem ouvir. Nem com pessoas que pouco mais dizem do que sim – não. Não gosto de modas. Não gosto de vidas poucochinhas que querem parecer grandes.

Não gosto de estar longe da minha filha. dos meus pais.

O tempo trará as respostas. Por agora é o que sou…

IMG_8165

 

6 responses to “36 anos. O que gosto e não gosto…

  1. Parabéns 🙂 um modo de vida simples, mas a beleza da vida está mesmo na simplicidade. Beijinho.

    Gostar

  2. Parabéns Paula, este texto teve o “sabor” de uma fatia de bolo de aniversário daqueles que noutros tempos se faziam em casa sem aquele sabor “plástico” dos super decorados bolos de hoje; leve, fresco e delicioso! Obrigado pela partilha do teu enorme “bolo de aniversário”… espero que chegue para todos 🙂

    Gostar

  3. De um gémeos diz-se que tem dupla personalidade. Eu que também o sou, acredito.

    Gostar

  4. Gosto deste blogue, porque é simples.. porque é genuíno!

    Recentemente, saí da minha zona de conforto (de férias, fora do país) e senti isso mesmo que sentes! É muito, muito bom! 😀

    Isso sim, é vida!
    Adorei este texto e de saber um pouco mais sobre a autora, que é um espectáculo! 😀

    Beijinho

    Gostar

  5. Muitos parabéns et joyeux anniversaire !
    Depois de ter iniciado essa viagem de reencontro consigo mesma e com a vida, está prontinha para iniciar uma outra, e se reencontrar com o Universo em pleno deserto!
    É fantástico e inolvidável! 🙂

    Gostar

  6. Parabéns. Bonito texto como sempre. Obrigada

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s